ELETRICIDADE X ETANOL: Qual a melhor opção para uma mobilidade sustentável?

 


Alguns acontecimentos deste mês me fizeram escolher o tema desse post: a transição energética na área da mobilidade. Um deles foi o escândalo de corrupção envolvendo a concessão para extração/produção de lítio e de hidrogênio verde que acabou levando à renúncia do primeiro-ministro de Portugal. Outro é a realização da COP 28 nos Emirados Árabes Unidos, o sétimo maior produtor de petróleo do mundo – o que gerou protestos de ambientalistas, tendo em vista a incongruência de se realizar uma reunião de cúpula focada em acelerar a transição energética e reduzir as emissões de carbono até 2030 num país cuja economia depende basicamente de combustíveis fósseis. Enfim, a questão da sustentabilidade é mais complicada do que parece…

Esses fatos me trouxeram de volta à cabeça uma questão sobre o qual eu queria muito falar já há algum tempo: por que razão o mundo está tão focado na troca de veículos movidos a combustíveis fósseis por modelos movidos a eletricidade, com baterias de lítio, e ninguém praticamente aborda a questão do etanol. É um combustível de fonte renovável, menos poluente, largamente usado no Brasil – que tem uma das maiores economias e um dos maiores mercados consumidores do mundo. Não é à toa que as grandes montadoras de automóveis com fábricas instaladas no país já dominam a tecnologia de produção de carros movidos a etanol.

Encontrei alguns artigos, estudos e reportagens que abordam o desempenho ambiental do etanol com o da gasolina e da eletricidade nos carros que disponibilizei abaixo para contribuir com essa reflexão. Alguns destaques:

  • Nos países em que a maior parte da energia elétrica é gerada pela queima de combustíveis fósseis, o carro 100% a eletricidade emite mais gás carbônico que a gasolina.
  •  Mesmo onde a maior parte da matriz energética é renovável – caso do Brasil, em que passa de 80% –, fazendo com que a pegada de carbono de um veículo elétrico seja menor, o etanol tem um desempenho muito melhor em termos de emissões.
  •  O carro elétrico tem uma pegada de carbono alta, ainda que não emita gases no seu funcionamento. O processo de produção das baterias é bastante poluente e, além disso, tem um impacto ambiental elevado, já que o lítio usado nelas é um minério cuja extração causa danos nas paisagens (como qualquer atividade de mineração), consome grandes quantidades de água (recurso cada vez mais escasso no mundo todo) e pode provocar contaminação do solo e do ar.
  • Uma bateria de lítio pode ser uma vida útil de 8 a 10 anos, ou cerca de 160 mil a 200 mil quilômetros. E seu descarte é uma questão muito relevante, porque o processo de reciclagem é complexo e ainda não há uma estrutura de logística reversa estabelecida para isso.
  •  O etanol também gera emissões de gás carbônico, mas muito menores que a gasolina (e, como mencionado, os carros elétricos em alguns países). Além disso, como a matéria-prima é a cana-de-açúcar ou o milho, esse gás acaba sendo "recapturado" durante o cultivo dessas plantas. E os resíduos da produção do etanol podem ser reutilizados na fabricação de fertilizantes e até de biogás.

 Claro que há a necessidade de grandes extensões de terra para plantar cana-de-açúcar, milho e outras matérias-primas para produzir biocombustível, mas não sei se essa é uma questão tão mais complicada que depender de petróleo ou gás extraídos de regiões de conflitos como o Oriente Médio ou a Rússia.

O que eu sei de fato é que gostaria de ver o tema dos biocombustíveis mais presente nas discussões sobre transição energética na mobilidade para entender se os carros elétricos com baterias de lítio são mesmo o melhor caminho ou se estamos seguindo, sem a devida reflexão, um rumo que interessa apenas a poucos.

 

Para saber mais:

https://autoesporte.globo.com/eletricos-e-hibridos/noticia/2023/03/carro-a-etanol-e-menos-nocivo-do-que-eletrico-que-usa-energia-europeia-diz-estudo.ghtml

https://www.dw.com/pt-br/o-dilema-da-extra%C3%A7%C3%A3o-do-l%C3%ADtio-usado-em-carros-el%C3%A9tricos/a-64994503

https://jornal.usp.br/articulistas/marcos-buckeridge/carro-eletrico-uma-boa-opcao-porem/

https://greensavers.sapo.pt/exploracao-de-litio-em-portugal-quais-sao-os-riscos-ambientais/

https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/eletricos-hibridos-ou-etanol-qual-e-o-futuro-do-carro-brasileiro

https://revistapesquisa.fapesp.br/eletricos-movidos-a-etanol/


Foto: Michael Marais na Unsplash

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