A História dos Eletrônicos


Sempre fui a última a me atualizar no quesito "eletrônicos" entre meus amigos e conhecidos. Primeiro, por não achar necessário ter o último modelo de qualquer coisa - me contento com um equipamento desde que ele funcione bem e atenda às minhas necessidades. Segundo, porque detesto desperdício de qualquer espécie e sempre me incomodou perceber como os novos equipamentos têm durabilidade cada vez menor. E terceiro, porque quando preciso me livrar de algum item obsoleto, é sempre difícil encontrar o lugar certo para descartar.

Bom, por isso gostei do novo filme da série The Story of Stuff, de Annie Leonard, que trata justamente dessas questões. No The Story of Eletronics, ela mostra, da forma simples e objetiva que é característica dos seus vídeos, que realmente a lógica da indústria de eletrônicos é fazer cada vez mais equipamentos que durem cada vez menos. E mostra como isso é nocivo para o ambiente e para as pessoas - já que, ao invés de trazer mais conforto, traz mais insatisfação e angústia. Grande lição, vale MUITO a pena ver - basta clicar abaixo. O vídeo ainda está em inglês. Mas versões em português devem estar disponíveis em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas