Dia Mundial sem Carro 2011 - menos carros e menos violência


A próxima quinta-feira, 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. Novamente diversas organizações estão mobilizando as pessoas a deixar o carro em casa e executar suas atividades diárias a pé, de metrô, de ônibus ou de bicicleta. Trata-se de uma boa iniciativa para fazer a população se conscientizar da necessidade de utilizar menos o carro nos seus deslocamentos - quando isso é possível, claro, tendo em vista a precariedade do transporte público em muitas das nossas grandes cidades.

No Rio de Janeiro, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado vai distribuir o Riocard, um cartão para uso no transporte coletivo, com R$ 10 em bônus, para quem cadastrar o Renavam do seu carro e se comprometer a deixar o veículo em casa no dia da campanha. Excelente ideia.

Em São Paulo, um dos focos da campanha será o respeito ao pedestre, na esteira da campanha que a Prefeitura vem fazendo para conscientizar - e, por outro lado, obrigar - os motoristas a dar preferência às pessoas na travessia das ruas da cidade. Em vista do alto número de atropelamentos, iniciativa mais do que necessária.

Então, se você não puder deixar o carro em casa por falta de opções alternativas de transporte, pelo menos procure respeitar os pedestres e os outros motoristas. Esse já vai ser um grande passo para tornar o trânsito da cidade menos caótico e violento; mais justo e mais sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas