As cidades mais "verdes"


Você sabe o quanto a cidade onde você vive cuida do meio ambiente? Então dê uma olhada na lista de municípios certificados do Projeto Município Verde Azul, divulgada na última semana pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Os 156 primeiros colocados atingiram mais de 80 pontos de média, por terem cumprido todas as diretivas estabelecidas pela Secretaria, e vão receber o certificado de Município Verde Azul - em 2008, foram apenas 44. O município campeão foi Santa Fé do Sul, pelo segundo ano consecutivo. Em segundo lugar ficou Novo Horizonte e, em terceiro, Guaraçaí. A cidade de São Paulo não conseguiu o certificado em razão do seu passivo ambiental.

A certificação foi criada com o objetivo de descentralizar a política ambiental, para que a gestão ambiental estadual ganhe eficiência e se valorize a participação da sociedade. Para ser avaliado, o município precisa aderir ao Protocolo Verde da Secretaria e apresentar um plano de ação para dez diretivas ambientais: esgoto tratado, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Para entender cada um desses itens, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas