IPTU Verde

Na cidade de São Carlos, que fica a cerca 230 km de São Paulo, quem planta árvores em casa ou na calçada ganha desconto no IPTU. A iniciativa, chamada de IPTU Verde, foi criada em 2007. De lá para cá, o número de pedidos saltou de 2.796 para 4.738 em 2009.

Em 2011, a Prefeitura de São Carlos vai dar descontos aos proprietários que plantarem árvores ou mantiverem áreas permeáveis em imóveis edificados, que podem chegar a até 4% do valor total do IPTU. E não é só isso. A população de São Carlos conta ainda com um serviço chamado Disque Árvore, pelo qual são doadas duas mudas, de espécies diferentes, por endereço ao mês. Basta o morador ligar ou preencher um formulário na internet e solicitar as árvores. Com isso, espera-se que a cidade amplie sua área verde urbana de 60 mil para 100 mil árvores.

Não estava na hora de a Prefeitura de São Paulo fazer a mesma coisa? Quem sabe assim conseguiríamos reduzir um pouco o problema das enchentes que assombra a capital paulista todos os verões - se a população também aprender a jogar lixo no lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas