Salvando os cavalos das cidades


Tenho escrito regularmente aqui sobre a situação dos cães e gatos maltratados e abandonados pelas ruas das grandes cidades do país. Mas uma outra espécie também precisa receber atenção das autoridades e da população: os cavalos.

Hoje tomei conhecimento de uma ONG em Porto Alegre (RS) que luta para acabar com os maus-tratos contra esses animais, a Chicote Nunca Mais. Realmente, a situação desses animais, ainda usados para puxar carroças que recolhem lixo em algumas cidades, é alarmante. Basta ver algumas das fotos no site para ver o sofrimento a que esses animais, que ajudam os carroceiros a obter seu sustento, são submetidos.

A Chicote Nunca Mais recolhe os cavalos maltratados das ruas e providencia locais onde eles possam ser cuidados - alguns, pelo pouco tempo de vida que lhes resta depois de anos de abuso. Quem quiser ajudar pode contribuir com a ONG, adotar um animal e cobrar das autoridades que fiscalizem as condições a que os animais são submetidos por seus "donos" - se é que podemos chamá-los assim. O que não é possível é deixar esses animais sofrendo da forma como ocorre hoje. Como diz a Chicote Nunca Mais, miséria e sofrimento não são sinônimos.

Comentários

  1. Parabéns pela postagem, Carmem.
    Defendemos os cães e os gatos ( e assim será sempre), mas não podemos esquecer dos cavalos tão ou mais judiados, escravizados e torturados. Nem a ignorância, nem a miséria justificam a crueldade com que são tratados esses animais. Em São Paulo há uma ong que realiza esse incrível trabalho feito pela Chicote Nunca Mais, mas infelizmente os casos de maus tratos, superam o número de protetores,

    ResponderExcluir
  2. Mariana, qual é a ONG que faz esse trabalho em São Paulo? Gostaria de divulgar o trabalho deles aqui também. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas