Sacos ecológicos para lixo

O uso de sacos plásticos para acondicionar lixo é alvo de inúmeras discussões e campanhas. Muita gente usa as sacolas plásticas fornecidas por supermercados para esse fim, mas é certo que elas causam muitos danos ao meio ambiente. É melhor, segundo os especialistas, usar sacos próprios para lixo, mas eles não são muito melhores que as sacolas. A vantagem é que eles são feitos de pástico reciclado, o que já ajuda na diminuição do seu impacto ambiental.

Uma boa opção é utilizar sacos de lixo biodegradáveis, que já são produzidos por diversas empresas. Outra alternativa é o saco produzido pela Embalixo para a marca Qualitá, do Grupo Pão de Açúcar. Ele tem proteção antimicrobiana, que inibe a proliferação de bactérias no lixo e a formação de mau cheiro. Com isso, é mais higiênico e seguro para o manuseio, o que permite a utilização de um mesmo saco por mais tempo. Outra vantagem do produto é que parte das vendas dos sacos para lixo Qualitá Microban será doada à ONG Refloresta para o plantio de mudas de árvores nativas.

Comentários

  1. O maior problema das sacolas plásticas é que moramos num país, onde a maioria nem tem muito o que comer, esperar que comprem sacolas adequadas é utópico. Acredito que se o lixo for bem acondicionado e recolhido pela coleta responsável, mesmo que seja o saco plástico dos mercados, este fim é bem mais prudente e sensato do que os outros milhares de saquinhos espalhados bueiros a fora. Insustentável é descartar um ítem mínimo em uma sacola e atira-la em qualquer lugar...Enfim: o maior problema do lixo é a ausência de aterros que funcionem adequadamente. Mas devo admitir: folhas secas de árvores, dentro de sacos plásticos, são para mim, quase um pecado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas