Padarias e reciclagem de óleo de cozinha


O óleo de cozinha usado, se for descartado na pia, no ralo, no lixo comum ou até no vaso sanitário, contamina a água, além de impermeabilizar o solo, dificultando o crescimento de plantas e favorecendo a ocorrência de enchentes. Para se ter uma idéia, segundo a SABESP, um litro de óleo de cozinha é capaz de poluir 25 mil litros de água. Por isso, é importante separar o óleo em garrafas (aproveite para usar as PETs que você tem em casa) e levar para postos de reciclagem, para que ele seja aproveitado na produção de sabão.

Várias ONGs e instituições de todo o país recebem óleo para reciclagem. E a causa acaba de ganhar mais aliados na cidade de São Paulo: as padarias. O Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan) está fazendo uma campanha para que as padarias recebam o óleo de cozinha de seus clientes. Hoje 62 estabelecimentos já fazem parte da rede de coleta.

Para saber se alguma padaria perto de você recolhe o óleo, clique aqui. Se não encontrar, aproveite e faça uma pressão para que as padarias do seu bairro entrem na campanha.

Comentários

Postagens mais visitadas