O planeta é o que você come


Muito já se falou dos impactos ambientais causados pela produção de carne para consumo humano. É, aliás, dessa questão que trata a campanha Meet Free Monday, liderada por Paul McCartney, da qual já falei antes aqui no blog (veja o post).

Mas quem acha que comer peixe é uma opção precisa ficar bem atento. Algumas espécies de atum, por exemplo, correm risco de extinção por conta da pesca predatória e sem controle. Segundo um estudo da ONG WWF, o atum azul pode desaparecer em três anos caso não haja um controle da pesca no oceano Atlântico (para saber mais, leia a matéria publicada pela agência Reuters aqui).

O salmão consumido no Brasil também tem problemas. As empresas produtoras do Chile, país de onde vem o peixe que faz a alegria dos apreciadores de um bom sashimi, estão sendo acusadas de práticas trabalhistas desleais, entre outras questões, como mostra o Blog do Sakamoto.

Cada vez mais é necessário conhecer a origem dos produtos que consumimos. Só assim poderemos contribuir para mudar situações como essa. Fique de olho!

Comentários

Postagens mais visitadas