Cocos reciclados para deixar as praias limpas


Em post anterior, falei da quantidade de lixo deixado nas praias pelos banhistas - que pode chegar a 7,5 toneladas em um único dia! E a maior parte desse lixo é formada por cascas de coco verde.

Para tentar minimizar esse problema,a Associação dos Amigos da Praia do Félix, na cidade paulista de Ubatuba, teve uma boa ideia: comprou uma máquina de triturar coco verde. Os restos serão distribuídos aos associados interessados em utilizá-los como adubo orgânico ou forração. Assim, além de diminuir a quantidade de lixo nas praias e reduzir os custos com o transporte do lixo, a máquina, que consegue triturar 30 toneladas de cascas por hora, ainda traz um benefício adicional para os moradores das praias.

Outras associações e prefeituras deveriam adotar a máquina para a reciclagem dos cocos - iniciativa simples e barata - para reduzir a quantidade de lixo nas praias. Sem esquecer de criar espaços em que os consumidores de água de coco possam deixar as cascas e de fazer uma campanha de conscientização para os banhistas a respeito da importância de dar destinação correta aos seus resíduos. Aí o ciclo se completa.

Comentários

Postagens mais visitadas