Hotéis sustentáveis


Já falamos aqui sobre como viajar de forma sustentável. Mas, para que o ciclo de sustentabilidade seja completo, o ideal é também hospedar-se em hotéis e pousadas que tenham práticas socioambientais responsáveis.

Várias vezes em minhas viagens pelo Brasil e pelo mundo encontrei locais com essa preocupação, mas em geral ficavam em cidades onde a consciência ambiental era mais disseminada. Em Florianópolis, por exemplo, há alguns anos fiquei numa pousada que não trocava as toalhas e lençóis todos os dias para economizar água e energia - e explicava o impacto dessa atitude para o meio ambiente.

A boa notícia é que essa consciência está deixando de ser privilégio de destinos de ecoturismo e se espalhando por grandes cidades. De acordo com matéria publicada na semana passada pelo jornal O Estado de S.Paulo, tem crescido o número de empreendimentos que procuram aliar conforto com o respeito ao meio ambiente, adotando práticas como tratamento de esgoto, coleta seletiva de lixo, redução do consumo de água e uso de fontes de energia alternativas.

Se você quer saber mais sobre o assunto e conhecer algumas opções de hotéis "verdes" para suas próximas férias ou feriados, vale a pena ler a reportagem.

Comentários

  1. Viajei para um hotel que também não troca as toalhas diariamente(a não ser que o cliente exija), encaminha todo o óleo de cozinha e material reciclável para a reciclagem, entre outras ações ecológicas. Também achei bem legal. Enfim o sonho de todo ambientalista virou moda e as empresas estão começando a mudar para associar sua imagem a sustentabilidade...e se tudo der certo, em breve, alternativas como essas deixarão de ser minoria para ser regra geral.
    Adorei o blog. Parabéns!
    Mariana MT
    www.evolucaosustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas