Dia Mundial Sem Carro 2010


Na próxima semana, no dia 22/09, acontece novamente o Dia Mundial Sem Carro. A ideia é sensibilizar as pessoas a trocar o automóvel pelo transporte público ou por meios de locomoção não poluidores, como as bicicletas e as próprias pernas. Com isso, ganhamos nós, que podemos respirar um ar melhor, ganhar mais tempo e evitar o stress do trânsito, e ganha a cidade, que se torna um lugar mais humano e saudável para seus habitantes.

A iniciativa foi criada na Europa, como parte da Semana da Mobilidade, que teve início ontem, dia 16/09. Lá, a maior parte das pessoas já é mais consciente a respeito dessa questão. Não é à toa que em grandes cidades, como Amsterdam, na Holanda, a bicicleta é um dos meios mais populares de transporte.

No Brasil, a questão é mais complicada, em razão da falta de políticas públicas que privilegiem o transporte público e meios mais sustentáveis em detrimento dos automóveis particulares. Aqui, são dados incentivos para a compra de automóveis, sem reflexão sobre o fato de que, em alguns anos, vai ser impossível circular com eles em cidades como São Paulo, onde as pessoas já perdem 27 dias da sua vida por ano presas em engarrafamentos, segundo pesquisa do Movimento Nossa São Paulo - veja matéria do Estadão.

No entanto, algumas organizações estão promovendo, desde ontem atividades para conscientizar a população. Para saber o que vai ser feito em São Paulo, visite o site do movimento Dia Mundial Sem Carro. E contribua!

Comentários

Postagens mais visitadas