domingo, 28 de junho de 2009

Faça seu dinheiro "verde" também


Você também pode contribuir para um mundo mais sustentável na hora de investir o seu dinheiro. Praticamente todos os grandes bancos hoje oferecem opções de "fundos verdes", isto é, fundos de investimentos lastreados em empresas que reconhecidamente mantêm boas práticas econômicas, sociais e ambientais ou que atuam em setores voltados para o desenvolvimento responsável do planeta.

Uma forma de saber quais são essas empresas é visitar o site do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa. Criado há dois anos, ele tem em sua carteira empresas com boas práticas de governança, responsabilidade social e ambiental.

A vantagem de aplicar nas ações dessas empresas não se resume à boa intenção de preservar o planeta. Essas empresas costumam ter melhor desempenho financeiro ao longo dos anos, porque apresentam risco mais baixo de problemas financeiros, causados por má gestão, além de passivos trabalhistas e ambientais.

Algumas instituições oferecem ainda benefícios adicionais, como a possibilidade de receber, além do retorno financeiro, um valor equivalente a um crédito de carbono – certificados emitidos para projetos de redução de gases na atmosfera – para determinado valor investido pelo cliente.

Interessado? Então consulte seu banco e veja as opções disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário