Quanto você consome de água?


Lembra da pegada ecológica, aquele cálculo criado pelo WWF para medir a quantidade de recursos naturais que consumimos no nosso dia a dia? Também já é possivel calcular a pegada "de água" que deixamos pelo mundo.

A organização Water Footprint Network, com sede na Holanda, desenvolveu uma calculadora para que você possa visualizar quanto de água consome, de acordo com seus hábitos de vida e o país onde vive. Ela também leva em consideração o uso indireto de água, ou seja, o que é utililizado na fabricação dos bens e serviços consumidos pelos indivíduos e produzidos pelas empresas, como comida, papel, roupas e outros itens.

E os números são assustadores. Você sabia que são necessários 3 mil litros de água para produzir um quilo de arroz? Imagine ainda o que você gasta para cozinhar o alimento e lavar os resíduos na cozinha. É agua que não acaba mais só para comer o nosso tradicional arroz e feijão de todo dia.

No site Water Footprint, além das versões reduzida e completa da calculadora de consumo de água, você pode conhecer o gasto de outros alimentos, entender melhor a relação entre o consumo e o uso de água, ler alguns casos específicos sobre o tema e acessar um glossário com as definições usadas pela organização.

O único problema é que, por enquanto, o site só está disponível em inglês.

Comentários

Postagens mais visitadas