Reciclagem de pneus


Você sabia que a borracha dos pneus leva 80 anos para se decompor no meio ambiente? Então, se você não abre mão de ter um carro mas se preocupa com a saúde do planeta, é bom prestar atenção na destinação dos seus pneus usados. Quando descartados em local inadequado, podem acumular água da chuva e servir de criadouro para o mosquito da dengue. Muitas vezes eles são queimados, gerando fumaça tóxica, que polui o ar, e resíduos, que contaminam o solo e os lençóis freáticos.

A boa notícia é que eles podem ser reciclados e reaproveitados de diversas formas: como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapatos, pisos para quadras e indústrias, tapetes para automóveis e até na fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

Para garantir a reciclagem dos pneus velhos do seu carro, você deve deixá-lo nas revendas de pneus e borracharia ou em um ponto de coleta de pneus da prefeitura da sua cidade. Uma organização fundada por quatros dos maiores fabricantes de pneus do país - Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli -, a Reciclanip, faz a coleta e encaminha o material para as empresas que transformam a borracha em outros produtos.

No site da entidade, é possível encontrar a lista dos 408 postos de coleta mantidos pela Reciclanip em parceria com as prefeituras em todo o Brasil, além de informações sobre o ciclo de vida dos pneus e consumo consciente.

Comentários

Postagens mais visitadas