Campanha para recolher lixo eletrônico


Atire a primeira pedra quem nunca foi seduzido pelo último modelo de celular, computador, televisão ou um outro eletrônico qualquer. Até eu, que sempre sou a última a aderir às mais recentes tecnologias entre os meus amigos -, de vez em quando fico tentada a trocar meus equipamentos pelos modelos mais recentes. Ainda bem que raramente faço isso.

Por causa do bombardeio de novidades, tem crescido assustadoramente a quantidade de lixo eletrônico nas grandes cidades. E, infelizmente, a reciclagem desse material é bem complicada e trabalhosa, o que faz com que os equipamentos, muitos dos quais contêm substãncias tóxicas, acabem sendo descartados em lixões, contribuindo para a contaminação do solo.

Para tentar combater o problema, foi sancionada em julho deste ano no estado de São Paulo a Lei 13.576, que obriga fabricantes, distribuidores e lojistas a recolher equipamentos usados e destiná-los a empresas de reciclagem. Só que, na prática, a lei ainda não teve resultados concretos, porque falta uma regulamentação específica. Por isso, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente está estudando a criação de uma compensação para as empresas de reciclagem, semelhante ao crédito de carbono. Pela proposta, todas as lojas de produtos eletrônicos deverão ter pontos de coleta e os fabricantes pagarão créditos para que empresas de reciclagem recolham os equipamentos usados.

Enquanto isso não vira realidade, a boa notícia é que algumas cidades já estão começando a tomar medidas por conta própria para minimizar o problema. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, a Associação Comercial e Empresarial do município, a ACE-Guarulhos, acaba de lançar a campanha "Doe seu lixo eletrônico", com o objetivo de reciclar baterias, celulares, pilhas, videocassetes, televisores, computadores e outros aparelhos eletrônicos descartados pela população.

As empresas participantes do Núcleo de Vídeo Locadoras do Empreender-Guarulhos vão manter em suas lojas containers para que as pessoas descartem baterias, pilhas, videocassetes, computadores, televisores e outros equipamentos eletrônicos. O Instituto Recicla Cidadão, uma ONG local, fará a coleta desse material e o encaminhará para uma usina recicladora especializada.

Tomara que outras entidades sigam o exemplo da ACE-Guarulhos e se mobilizem para dar um destino adequado ao lixo eletrônico. Enquanto isso, nós podemos contribuir contendo nosso desejo de consumir e trocando os produtos quando realmente for necessário.

Comentários

  1. Boa, boa. Aqui há também un lance que funciona muito bem. Cada dia da semana em um bairro se coloca tudo, absolutamente tudo, móveis, roupas, bicicleta, computador, geladeira, o que for junto aos container de lixo (aqui cada um leva seu lixo ao container, separado para reciclagem) e as pessoas que buscam alguma coisa que não querem comprar, vão ao bairro no dia respectivo e pegam o que lhes interessa. Funciona bem e há pessoas que montam apartamento pegando essas coisas. Não há um pingo de preconceito. O que sobra, será recolhido por um caminhão específico que levará para um centro onde restaurarão o que vale a pena para ser vendido por um preço super barato. As lojas também recolhem os aparatos velhos, mais coisas pequenas como os celulares... Fica aqui a ideia pra se pensar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas