Restaurantes sustentáveis


Quem é adepto de uma alimentação mais saudável e que cause o mínimo de impacto ao meio ambiente já encontra uma alternativa para fazer refeições fora de casa: são os restaurantes sustentáveis, que têm se multiplicado nos últimos tempos em diversas partes do mundo.

Esses estabelecimentos vão muito além de um cardápio à base de produtos orgânicos. Eles reciclam seus resíduos, procuram usar fontes de energia limpa ou equipamentos mais econômicos, utilizam materiais certificados e atóxicos na construção e nos móveis, servem água filtrada aos clientes, dispensando garrafas plásticas e de vidro, e tomam cuidados especiais com a origem dos alimentos, escolhendo hortaliças e frutas orgânicas e carnes sem hormônio, produzidos por agropecuaristas certificados, e praticando o comércio justo.

Um dos mais restaurantes mais badalados no momento é o Acorn House, que fica em Londres, Inglaterra, assim como os "verdes" Water House e The Clerkenwell Kitchen. Na Austrália, um bom representante dos restaurantes sustentáveis é o Source Foods, que fica na cidade de Perth. Nos EUA, bons exemplos são o Ecopolitan, de Minneapolis, o Harbour, de Nova York, que só usa peixes criados de forma sustentável no cardápio, e o Academy Café e o The Moss Room, ambos situados dentro da Academia de Ciências da Califórnia, na cidade de São Francisco.

No Brasil, ainda há poucas opções, e a grande maioria tem o foco apenas na comida, baseada em produtos naturais, artesanais e orgânicos - ao que parece, o conceito de sustentabilidade de forma mais geral ainda não se disseminou na área gastrônomica. Uma delas é o restaurante Paraíso Tropical, em Salvador (BA), que produz quase todos os alimentos utilizados na sua cozinha, inclusive peixes e frutos do mar, e fica numa área rodeada pela Mata Atlântica. Em São Paulo, o Fulô e o Bio Alternativa são dois restaurantes vegetarianos adeptos dos alimentos orgânicos, assim como o Celeiro, do Rio de Janeiro.

Já o McDonald's faz o contrário - mantém a comida industrializada, mas investe numa infraestrutura sustentável para suas lojas. No ano passado, a rede inaugurou um restaurante sustentável em Bertioga, no litoral paulista - o primeiro McDonald´s ecológico da América Latina. Nessa unidade, os móveis são feitos de madeira certificada, o piso foi feito com vidro de lâmpadas fluorescentes recicladas, a água da chuva é captada para uso no sistema de irrigação, nos sanitários e na lavagem dos pisos, o sistema elétrico funciona com energia solar e há um programa de coleta seletiva de lixo, entre outras ações.

De acordo com a The Green Restaurant Association, ONG americana que certifica restaurantes sustentáveis, alguns requisitos são indispensáveis para considerar um estabelecimento como tal: uso racional da água; reciclagem de materiais e compostagem de restos de alimentos; compra de alimentos orgânicos e de produção local; uso de produtos atóxicos na construção e na mobília; energia obtidas de fontes renováveis; móveis e utensílios feitos de madeira certificada ou de materiais recicláveis e/ou reciclados.

Comentários

  1. Olá,
    Vc conhece algum restaurante autosustentável no rio de janeiro?
    abraços, Cecile.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cecile. Não conheço. Só sei do Celeiro e do Navegador. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Existe tambem o EcoHouse em Pinheiros. Acabei fazendo o meu aniversario no local .Adorei ! Alem de comidas bacaninhas produzidas no EcoRoof , a pista de dança gera a energia do lugar , entre outras ideias sustentaveis .

    ResponderExcluir
  4. O Restaurante Copa do Grupo Poddium alia ações de sustentabilidade como reciclagem, compostagem de orgânicos, redução de emissão de CO2, gasto de água e energia, com Responsabilidade Social, trocando o adubo proveniente da compostagem, processada por um tipo de forno industrial na cozinha, com os seu fornecedores de orgânicos, que são famílias produtoras da região de Parelheiros em São Paulo. Além de tudo isso ainda serve em seu cardápio comidinhas mais saudáveis preparadas com um cuidado inegualavel! Venha conhecer… Estadio do Morumbi - portão 5.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas