Telhados verdes


Sempre tem um jeito de tornar as residências mais "verdes", com soluções que vão além do quintal. Uma delas é criar um jardim nos telhados.

Alguns arquitetos de grandes cidades têm feito esse trabalho para clientes interessados em colocar um pouco de verde no alto de suas casas ou prédios. As empresas e prefeituras de algumas cidades também têm adotado o telhado verde para áreas de circulação, passarelas e até pontos de ônibus.

Os jardins elevados são iguais aos instalados no chão - levam terra, sementes, mudas de flores, plantas e até árvores, quando possível. São várias as vantagens de executar um projeto desse tipo. Em primeiro lugar, faz diferença na conta de luz - é possível reduzir em até 30% o valor, já que o telhado verde diminui em 5 graus a temperatura interna no verão e aumenta 5 graus no inverno, diminuindo o uso de ventilador, ar-condicionado e aquecedor. Além disso, mantém a umidade relativa do ar, ajuda a biodiversidade ao atrair animais, reduz a área impermeável do solo nas cidades e valoriza o projeto do imóvel.

Para montar um telhado verde, você pode encomendar um projeto para arquitetos, agrônomos ou empresas de paisagismo especializadas nesse setor, como o Instituto Cidade Jardim e a Ecotelhado.

Comentários

  1. Gostaria de parabenizar esta matéria e dizer que o Brasil investe em pesquisas científicas no tema de conforto térmico e telhados verdes como na Universidade de São Paulo USP(Escola de Engenharia de São Carlos). E eU conduzo estudos sobre esse tema também nas minhas pesquisas. Mais informaçoes caiobeatrice@sc.usp.br

    ResponderExcluir
  2. muito bom a meteria ,eu usei ela pra faze um trabalho na escola XD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas