Como escolher um carro menos poluente



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) acaba de lançar uma ferramenta que ajuda o consumidor a escolher um modelo de automóvel menos danoso para o meio ambiente.

Disponível tanto no site do MMA quanto no do Ibama, ela avalia os carros de acordo com dois índices: a Nota Verde e o Indicador de CO2. A Nota Verde indica, numa escala de 0 a 10, o índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio - quanto maior a nota, menos poluente é o veículo. O Indicador de CO² confere uma nota, de 5 a 10, para a emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. Da mesma forma que a Nota Verde, o veículo que emitir menos CO2 receberá a nota mais alta.

Para fazer uma pesquisa simples, basta inserir a marca, o modelo e o ano do véiculo - por enquanto, apenas os carros fabricados em 2008 podem ser avaliados. Segundo o MMA, os dados dos veículos 2009 devem ser inseridos até o próximo mês de novembro. É possível ainda fazer uma comparação de até três modelos de carro e acessar a lista completa de todos os veículos inseridos no banco de dados da ferramenta (258 até agora), organizados em forma de ranking pela Nota Verde.

Para os carros a álcool, não há Indicador de CO2, porque se considera que o combustível não emite esse gás, por ser produzido a partir de uma fonte renovável, segundo o MMA. No entanto, de acordo com o ranking da Nota Verde, vários veículos a álcool estão entre os mais poluentes. Então, fique de olho na hora de escolher o seu modelo!

Comentários

Postagens mais visitadas