Calibrar os pneus ajuda a diminuir a poluição

Muita gente não presta atenção na calibragem dos pneus do carro ou só passa no posto para conferir a pressão quando vai pegar estrada. Só que calibrar os pneus regularmente é fundamental para reduzir a emissão de gases causadores do aquecimento global - e também para economizar combustível, reduzir a depreciação dos pneus e ourtas peças do carro e manter a segurança na direção.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Bridgestone em seis países da América Latina em 2008 (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, México e Venezuela), um em cada seis motoristas dirige com a pressão dos pneus abaixo do recomendado. Desses, um em cada seis deixa os pneus com pressão abaixo do limite mínimo de segurança, colocando em risco sua integridade e a de outras pessoas.

Por causa desse descaso com a calibragem, esses motoristas desperdiçam por ano 660 milhões de litros de combustível, o que corresponde a US$ 645 milhões. Eles também provocam uma emissão extra de 1,5 milhão de toneladas de carbono na atmosfera. Isso acontece porque pneus mal calibrados fazem com que o motor trabalhe com mais esforço, queimando mais combustível e emitindo mais poluentes.
E você, já conferiu hoje como anda a pressão dos pneus do seu carro?

Comentários

Postagens mais visitadas