São Paulo aprova Política Estadual de Mudanças Climáticas


Aproveitando o Blog Action Day, que neste ano trata de mudanças climáticas, trago uma boa notícia, em especial para os paulistas: acaba de ser aprovada a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) do Estado de São Paulo. Um dos principais pontos da Polítca é o estabelecimento de uma meta de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa para todos os setores da sociedade: 20% até 2020 em relação às emissões registradas em 2005.

A PEMC também cria o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas – que terá caráter consultivo – e dá ao Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), que hoje apóia projetos relacionados ao controle da poluição e preservação do meio ambiente, a atribuição de financiar ações e planos específicos de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.

Entre outras medidas, a PEMC incentiva ainda a criação de políticas públicas que priorizem o transporte sustentável, com a construção de ciclovias, o desenvolvimento de programas de carona solidária, a ampliação da inspeção veicular.

Com isso, os representantes do governo do estado pretendem mostrar na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em dezembro deste ano em Copenhague, posições mais fortes em relação ao tema.

Comentários

Postagens mais visitadas