Para não errar na hora de comprar produtos orgânicos


A partir de 2010, entrará em vigor no país o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg), que estabelece parâmetros para a certificação de produtos orgânicos. A nomenclatura desses produtos seguirá a seguinte classificação:
* Produto orgânico: produto com no mínimo 95% de ingredientes orgânicos e que não contenha ingredientes transgênicos
* Produto com ingredientes orgânicos: que tenha entre 70% e 95% de ingredientes orgânicos
* Não-orgânico: produto com menos de 70% de ingredientes orgânicos.

Além disso, os produtores de orgânicos não podem usar agrotóxicos nem fertilizantes químicos, precisam respeitar as legislações trabalhista e ambiental e realizar o manejo sustentável dos recursos naturais e dos resíduos gerados na produção.

Os produtos classificados como orgânicos, como alimentos, cosméticos ou roupas de algodão, entre outros, receberão o selo de identificação do Sisorg — Produto Orgânico Brasil — para ser colocado nas embalagens, ao lado do selo da entidade que certificou o produto como orgânico também deverá ser estar no produto.

Para divulgar essas e outras informações sobre os produtos orgânicos à população, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou a cartilha O Olho do Consumidor - Produto Orgânico. Por meio de ilustrações feitas pelo cartunista Ziraldo, a publicação explica o que é um produto orgânico, as formas de identificá-lo e o processo de certificação que entrará em vigor no ano que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas